Muita gente pergunta se cortar os cabelos faz com que ele cresça: Isso não é verdade!

Não é cortando as pontas que faz com que o cabelo cresça, até porque o cabelo cresce dentro do couro cabeludo e a gente corta lá nas pontas, não é mesmo?

Mas qual a diferença notada no crescimento de um cabelo que é cortado regularmente?

Toda vez que os fios são cortados, são removidas as pontas mais secas que exigem um nível mais alto de tratamento, ou seja, de hidratação natural do fio de cabelo.

Se há uma ponta que exige muito da hidratação natural do cabelo, logo eu tenho couro cabeludo com uma produção maior das glândulas sebáceas (que produzem oleosidade e são responsáveis pela hidratação natural dos fios). Assim, automaticamente ele entra em disfunção também em relação às outras atividades, que é o caso do crescimento do cabelo.

Em resumo, se eu tenho essa ponta do cabelo muito seca, eu exijo muita produção de oleosidade e muita atividade das glândulas sebáceas e isso entra em disfunção, atrapalhando o crescimento. Se o cabelo é cortado regularmente, eu tenho automaticamente um couro cabeludo mais saudável e o crescimento flui com mais força e vitalidade.

Nenhum cabelo é interessante deixar mais do que 90 dias sem cortar justamente para não se criar essa falta de nutrição e hidratação natural vinda do couro cabeludo.

Além disso, se cortado regularmente não é necessário cortá-lo muito, apenas as pontinhas. Porém, se ficar muito tempo sem cortar, terá que cortar mais, pois as pontas ficarão muito secas e bifurcadas e essa bifurcação irá se elevando e com o tempo o fio acabará se partindo.

Então, com que frequência devo cortar os cabelos?

Para cabelos muito curtos, é interessante cortar a cada 30 dias. Em cabelos médios onde há a intenção de se manter o comprimento, 60 dias. E para cabelos longos é indicado que se corte a cada 90 dias. Para os homens que não gostam da sensação do visual “acabei de cortar o cabelo”, é interessante serem aparados em no máximo três semanas.

Curtiu essa informação? Compartilhe com seus amigos!